Blog

Fique por dentro das novidades

5d7e022bfc88ea606725533249e32b08_L

Tramontina Eletrik readequa conduletes e tomadas

A evolução do mercado de material elétrico segue um processo que visa sempre à maior segurança das instalações. A padronização das tomadas, segundo a norma NBR 14136, trouxe, inicialmente, uma dificuldade de adequação dos conduletes, dada as alterações definidas na norma. Para solucionar esse problema, a Tramontina Eletrik adaptou os conduletes múltiplos de sua linha de produtos, de acordo com as novas características.

O modelo de tomada estipulado como padrão brasileiro prevê o terceiro orifício para o contato terra (onde se liga o fio terra), evitando choques elétricos, e um rebaixo com formato hexagonal que impede o contato acidental com as partes vivas ou energizadas dos pinos no momento de conectar o plugue (inserção parcial) ou ainda que apenas um dos pinos seja conectado (inserção unipolar).

As maiores dificuldades encontradas por instaladores e consumidores deu-se, principalmente, com relação à utilização das tomadas nos conduletes múltiplos no tamanho de ¾”. Isto porque a obrigatoriedade do recuo dos contatos existente nas novas tomadas fez com que a altura das peças aumentasse em comparação aos modelos anteriores.

O desafio, então, foi assumido pela Tramontina Eletrik, que ampliou a altura interna dos conduletes em 4 mm, o que permite o melhor acondicionamento das tomadas em seu interior. Paralelamente, foi modificado o projeto das tomadas que levam a marca, tornando-a mais estreita, o que proporcionou um ganho de mais 7 mm de espaço livre nos conduletes. Com as alterações, a instalação torna-se bastante fácil e os fios e cabos ficam corretamente alojados, aumentando a segurança de todo o sistema.

“A Tramontina Eletrik e sua equipe estão sempre na busca de soluções que facilitem o trabalho de seu cliente instalador e eletricista. Com as mudanças nesses produtos, acreditamos que oferecemos uma solução que o mercado estava buscando”, afirma Roberto Aimi, diretor da empresa. Fonte HM News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>